quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Livro: O coração é um caçador solitário - Carson McCullers


De alguma maneira a solidão presente nessa obra é tão intensa que se torna até palpável.

O enredo desse livro envolve basicamente 6 pessoas: Antonapoulo, Singer, Biff, Mick, Blount e Copeland. 

Antonapoulo era um mudo que viveu muitos anos com Singer (mudo também), mas enlouqueceu e foi internado num asilo pelo seu primo. 

Singer era um homem singular, paciente e pronto para receber as pessoas e dar a elas um pouco de seu tempo e de sua atenção. Por conta disso, se tornou querido por todos. Contudo, ele dependia muito de Antonapoulos psicologicamente, pois pensava que somente este amigo o entendia verdadeiramente (Mas, cá entre nós, eu duvido muito que entendia algo que Singer queria lhe dizer). 

Biff é o dono do New York Café, estabelcimento que funcionava 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele é um homem muito pensativo, que gosta de coisas bonitas (pessoas, decoração...), muito generoso, paciente e carinhoso. Sempre quer entender as pessoas, principalmente Singer. 

Mick é uma personagem fascinante, com um dom evidente para a música, mas que teve seus sonhos engolidos/devastados pela realidade, pela dificuldade financeira em que a família tem passado.Era fascinada por Singer e pelo modo como ele a entendia (ou assim ela pensava). 

Blount é um comunista com ideias radicais, bêbado e solitário. Amigo de Biff e de Singer, foi ajudado por ambos quando precisou. Passava horas com o mudo falando sobre a verdade que tinha certeza que Singer também conhecia (era em que acreditava, mesmo não sendo verdade). 

Copeland é um médico negro, que cuidava das "pessoas de cor" (conforme descrito no livro) com afinco e dedicação, acabando com a própria saúde em prol do outro. Acreditava sinceramente nas ideias socialistas, nos ideias de Karl Marx, e buscava conversar sempre com Singer, imaginando que este sabia de fato o que ele queria dizer. 

Todos estes personagens se sentiam solitários de uma maneira profunda e indescritível, mas, apesar de terem características em comum (Biff e Micke gostam de música; Blount e Copeland tinham ideias parecidas no que concerne a justiça), voltavam sua atenção apenas a Singer, a ponto de endeusá-lo, enquanto este endeusava seu amigo Antonapoulos. 

No fim, todos se perdem de si mesmos ao não praticar a tolerância, o respeito e a audição (atentar-se às necessidades do outro de se expor e de ser escutado). 

Enfim, é uma obra para se refletir MUITO...

E você? O que achou dessa obra tão inquietante?

Compre seus livros pelo link abaixo e ajude o blog a crescer:

https://amzn.to/2W1e52r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais visitada